Pseudoefedrina

 

Acción Terapéutica

Descongestionante sistêmico.
Publicidad

Propiedades

A pseudoefedrina atua sobre os receptores alfa-adrenérgicos da mucosa do trato respiratório e produz vasoconstrição. Contrai as membranas mucosas nasais inflamadas, reduz a hiperemia tissular, o edema e a congestão nasal, e aumenta a permeabilidade das vias respiratórias nasais. Pode aumentar a drenagem das secreções dos seios e abrir os condutos obstruídos das tubas. Metaboliza-se de forma incompleta no fígado. O início da ação aparece entre 15 e 30 minutos e é eliminada por via renal; a velocidade de excreção aumenta em urina ácida.

Indicaciones

Congestão nasal, dos seios e das tubas.

Dosificación

Adultos: 120 mg a cada 8 ou 12 horas; dose máxima: 240 mg/dia. Crianças de 6 a 12 anos: 60 mg a cada 8 horas ou 12 horas; crianças maiores de 12 anos-dose de adultos: 60 mg, 3 a 4 vezes/dia; crianças: 4 mg/kg ou 125 mg/m2 em 4 ingestões; lactentes de até 4 meses: 15 mg, 3 ou 4 vezes/dia; crianças de 4 meses a 7 anos: 30 mg, 3 ou 4 vezes/dia; crianças maiores de 7 anos: dose para adultos.

Reacciones Adversas

Sinais de superdosagem: convulsões, taquipneia, alucinações, hipertensão, taquicardia ou bradicardia, nervosismo e inquietude. Podem ocorrer micção dolorosa ou difícil, tonturas, cefaleias, náuseas, vômitos ou debilidade.

Precauciones y Advertencias

A medicação deve ser ingerida algumas horas antes de deitar-se, para minimizar a possibilidade de insônia. Os efeitos colaterais adversos aparecem com maior frequência em lactentes, em recém-nascidos e pré-termos. Seu uso não é recomendado durante o período de lactação, pois as aminas simpaticomiméticas implicam um risco maior que o normal para o lactente.

Interacciones

A administração de pseudoefedrina entre, ou pouco depois, da anestesia com clorofórmio, ciclopropano ou halotano pode aumentar o risco de arritmias ventriculares graves, principalmente com uma cardiopatia preexistente. Os efeitos da medicação anti-hipertensiva podem ser menores com a pseudoefedrina. Esta última também pode inibir o efeito dos bloqueadores beta-adrenérgicos. Pode resultar em estimulação aditiva sobre o SNC ao ser administrada com medicamentos estimulantes deste. O uso de glicosídeos digitálicos ou levodopa pode aumentar o risco de arritmias cardíacas. Os IMAO podem prolongar e intensificar os efeitos vasopressores e estimulantes cardíacos da pseudoefedrina. Os efeitos antianginosos dos nitratos podem ser reduzidos. Os hormônios tireóideos podem aumentar os efeitos da pseudoefedrina.

Contraindicaciones

A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de cardiopatia isquêmica, hipertensão leve a moderada, diabetes mellitus, glaucoma, hipertireoidismo e hipertrofia prostática.

Riesgo en el embarazo

Existen efectos secundarios en fetos de animales de experimentación. No hay hasta el momento estudios adecuados en los seres humanos, por lo que se desconocen los riesgos de su utilización en mujeres embarazadas. La terapia medicamentosa sólo es válida cuando el problema de salud indica sin lugar a dudas, la necesidad de su empleo.
Publicidad

Interacciones de Pseudoefedrina

Información no disponible

iVademecum © 2016 - 2024.

Políticas de Privacidad
Disponible en Google Play